Sejam Bem-vindos ao Blog da SEFA!

A Seara Espiritualista Falangeiros da Aruanda - SEFA - é uma Organização Religiosa de Umbanda, que traz como base doutrinária a Escola de Caboclo Mirim. Nosso objetivo é seguir os princípios fundamentais da Umbanda e seus ensinamentos na prática da caridade. Nossa Matriz fica no bairro de Piedade, e nossas filiais em Sampaio e Vila Isabel (Rio de Janeiro)

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Calmaria realiza Gira de 55 anos


Há 55 anos era dada a um Caboclo Guia a missão de comandar a 25ª filial da Tenda Espírita Mirim. Para isso, foi convocado o senhor Leônidas Cabral, aparelho do Caboclo Calmaria, que comandou com muita determinação, coragem e amor pela Umbanda, a casa de Caboclo Mirim localizada no bairro do Mutuaguassu, em São Gonçalo.
O ano era 1958. A Umbanda era ainda uma religião nova, estava por completar 50 anos de fundação, recém saída da “marginalidade” que havia sido imposta pelo Estado na época. Anos depois, o terreiro se desfiliaria da TEM, mas nunca deixou de seguir o ritual e os ensinamentos pregados pelo Mestre Mirim. Filiou-se ao Primado de Umbanda, permanecendo com o nome de Tenda Espírita Mirim de São Gonçalo.
Durante todos esses anos de existência, em meio a dificuldades e proezas, e sem perder jamais a fé e a importância dos trabalhos de caridade, o pequeno terreiro cresceu, ganhou um espaço anexo, onde realiza trabalhos sociais, aulas, cursos e outros serviços destinados à comunidade local.
Em 2006, após mais de 40 anos à frente do terreiro, o CCT Leônidas encerrou a sua missão, e retornou ao Plano Espiritual. Com o seu desencarne, o comando foi passado para a CCT Honória Lopes, aparelho do Caboclo Arruda e do Pai Tomé. A partir de então o terreiro passou a ter o nome do caboclo que o conduziu por mais de quatro décadas, sendo rebatizado de Tenda Espírita Caboclo Calmaria.

No próximo dia 28, o terreiro realizará a sua Gira festiva em comemoração aos 55 anos de fundação do terreiro, diversas casas foram convidadas, entre elas a SEFA. A gira terá início às 14h e será um grande evento que simbolizará a união dos terreiros presentes pela bandeira da Umbanda.

sábado, 20 de julho de 2013

Amigos: Anjos personificados


Dia 20 de julho é a data consagrada aos amigos. O dicionário da Língua Portuguesa define o termo amizade como sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família. (Aurélio Buarque de Holanda, 2ª Edição, 1986). 

Segundo o ditado popular: “quem encontrou um amigo,encontrou um tesouro”. Estas afirmações, se não são definitivas, dão uma boa idéia do que seja a amizade. Amigos são importantes na vida de qualquer pessoa. O bom amigo está ao nosso lado não na hora boa ou ruim, mas na hora certa.

Mas, se a amizade é tão velha quanto a humanidade, a origem do Dia do Amigo é recente e controversa. Uma das versões mais propagadas diz que um argentino, chamado Enrique Febbaro, foi seu criador. Na década de 60 o mundo vivia o auge da corrida espacial e Enrique viu nessa empreitada um esforço do ser humano para estabelecer relações para além do planeta. Em 20 de julho de 1969, com a chegada do homem à Lua, o argentino decidiu usar esta data para fazer uma festa dedicada à amizade. Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo.

A ciência busca comprovar as origens da amizade e sua influência no relacionamento humano. No Brasil, o Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia da Emoção (Grem) estuda os mecanismos que sustentam fenômenos considerados subjetivos como as amizades e o modo como estas moldam a sociedade. Amizade aqui é entendida como a duradoura, a sólida, ressalva que se faz ainda mais necessária por causa da banalização da palavra. O brasileiro chama de amigo o garçom, o flanelinha e até o desconhecido a quem pede uma informação na rua. Mas as amizades longas são as que contam.

O que faz surgir aquela amizade “para sempre” está além das explicações da razão. “Não é optativo. Todos tropeçam em pessoas com quem teriam esse tipo de relacionamento, mas podem reconhecê-las ou não naquele momento”, diz o psicanalista Armando Colognese Jr., supervisor do curso de formação em de São Paulo, para o site Esoterikha.com.

A Doutrina Espírita nos diz que várias são as razões para se criar os laços de amizades entre os filhos de fé. A amizade nada mais é do que o “reencontro” de espíritos que já tiveram algum relacionamento em encarnações anteriores. A missão conjunta, o resgate cármico, as afinidades espirituais, todos esses fatores fazem com que irmãos espirituais se aproximem pelos laços fraternais.

E nós, umbandistas, não podemos nos esquecer de nossos irmãos de fé, amigos de nosso terreiro, que formam uma verdadeira família, dividindo as tarefas e funções nos trabalhos mediúnicos, compartilhando de momentos alegres e tristes, sempre se ajudando, e orientanto uns aos outros, para o bem estar de nossa Casa. Além disso, em vários momentos de nossas vidas, estamos sempre sendo assistidos por nossos amigos invisíveis, protetores, nossos guias espirituais, Caboclos, Pretos Velhos e Falangeiros de Umbanda, que estão sempre ao nosso lado em nossa caminhada, como todo bom amigo, com a permissão de Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Médium Supremo e amigo maior em todas as horas.

Assim sendo, não fica difícil concluir que, ao contrário do que alguns psicanálise do Instituto Sedes Sapientae, pensam, nenhum ser humano está só.

Feliz Dia do Amigo!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Gira Mensal - Domingo 21/07

Neste domingo, dia 21/07, tem GIRA MENSAL na SEFA, às 15h.



A magia praticada pelos espíritos de caboclos e pretos velhos é sempre positiva, não existe na Umbanda trabalho de magia negativa, ao contrário, a Umbanda trabalha para desfazer a magia negativa.

Os guias que trabalham nas Giras de Umbanda como Caboclos, Pretos Velhos, Crianças e demais falangeiros incorporam em médiuns preparados e através da palavra de amor ajudam a todos que os procuram.

A Umbanda trabalha também com a magia para desfazer encantos maléficos e para limpar a aura dos que precisam. Todos os trabalhos desenvolvidos na Umbanda são executados pelos guias, que são espíritos que trabalham na cura de males físicos e espirituais.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Mensagem dos Caboclos Ancestrais

Saravá filhos!

Daqui de “cima” olhamos-vos aí “embaixo”.

Nesta terra... Cheia de gente... Cheia de espíritos...

Cheia de vida correndo em suas veias que são os rios e mares...

Porém como vocês já sabem, as baixas vibrações ainda disseminadas pelas mentes mal intencionadas, despreparadas, desavisadas ou retrógradas, ainda espalham nuvens escuras de matéria astral, que fica estagnada em cima do planeta, como se fosse uma camada de lama envolta da esfera terrestre.

Mas, graças ao Pai Maior, novas luzes saneadoras e desimpregnadoras vão se espalhando através das terras brasileiras e em alguns micro pontos localizados em algumas várias localidades no planeta, onde há algumas almas sérias trabalhando em prol do bem universal e, no caso, do bem terrestre.

Mas, afora estas elucidações, Caboclo vem dizer para os filhos que aguentem firme no ponto, nestes tempos difíceis, únicos, peculiares, de transição planetária. Sintam-se conectados conosco, que somos milhares de espíritos laboriosos em prol do bem maior do nosso querido planeta Terra.

Somos aos milhares, de todos os tipos e linhas de trabalho... Sintonizem vossos corações e mentes com sentimentos e vibrações de AMOR e fraternidade constantes... Tolerância perante as criaturas estagnadas e pouco espiritualizadas, ou aquelas ainda de pouca Luz...

Faz-se necessária IMENSA solidariedade, seriedade... e, acima de tudo, confiança e amor em Deus e seu amado representante maior, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Sintonizem-se conosco e não entrem nas ondas de desespero, confusão, que leva muitos à quase ou total demência, e com outras correntes astrais magnéticas, que são oriundas da sub-crosta, graças aos encarnados que se sentem aparentemente e ilusoriamente 'confortáveis', vibrando nesses sentimentos comuns vossos, de baixo nível e sem nenhum teor de espiritualidade.

Muitas vezes, por falta de conhecimento do funcionamento do Universo Real, milhares estão cegos, e em sono profundo, perante as verdades do bem maior do espírito e do bem universal.

Trabalhamos pela implantação de 'frentes' de educação espiritual como caminhos para a doutrina dos trabalhadores das searas umbandistas, despertando os irmãos em prol da caridade e do amor ao próximo.

Oke Arô Oxossi! Saravá toda a corrente de Caboclos da Umbanda!

Fiquem com Deus na paz de Oxalá ! 




Mensagem psicografada por médium dos Cultos de Umbanda, (AUMBANDHAN), do Núcleo de Integração Cósmica Jardim de Ísis, em 12 de abril de 2012, na cidade de Londrina - Paraná- Brasil.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

3º Arraiá Incantado




Que tal passar uma tarde alegre festejando com os amigos, curtindo uma boa música, e a ainda ajudar a SEFA a conseguir seu espaço para continuar seu trabalho de caridade?

No dia 14 de Julho, a partir das 15h, acontecerá o 3º Arraiá Incantado. O evento será realizado no Engenho de Dentro Atlético Clube, localizado na Rua Monsenhor Jerônimo, 135 – Engenho de Dentro. 

A festa contará com barraquinhas de brincadeiras, jogos, pula-pula para a garotada, comidas típicas, bebidas, música e muita diversão para todas as famílias. Os ingressos já estão à venda na SEFA, e podem ser comprados nos dias de sessão. 

O valor do convite individual custa R$ 6,00 e a mesa (para quatro pessoas) R$ 20,00. 

O evento tem uma causa mais do que nobre: Toda a arrecadação do Arraiá será destinada para a SEFA investir na aquisição de um imóvel para a instalação da sua sede própria.
Venha participar dessa festa e ajude-nos a ajudar!

Informações: (21) 3908-8185 ou 9326-3297 (Falar c/ Cristiano)

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Consulta com Pretos Velhos

4ª feira - Dia 10 de Julho - às 20h

SESSÃO DE CONSULTA COM PRETOS VELHOS



Pedimos aos irmãos que puderem, para levarem 1kg de alimento não perecível. Esse donativo ajudará o Núcleo de Ação Social da SEFA nas suas campanhas - apoiando entidades beneficentes (creches e asilos) e na distribuição de cestas básicas que fazemos mensalmente.



A falange dos Pretos Velhos é uma das mais carismáticas da nossa Umbanda. Tem a sabedoria e o domínio sobre muitos elementos da natureza, são especialistas em ervas para chás, banhos e defumadores a todas pessoas necessitadas.
É bom se entender que o fato de se chamarem pretos velhos, não quer dizer que são todos velhos ou africanos. Há outros espíritos que têm afinidade com essa forma de trabalho e por sua vez escolhem cumprir sua missão trabalhando nesta maravilhosa linha.

domingo, 7 de julho de 2013

Lições da Vida


Em questão de disciplina,
Meditemos na grandeza
Das lições que nos oferta
O livro da Natureza

Primeiro é o mato bravio,
Que a enxada deve carpir.
Depois da semente, o fruto,
Messe de luz do porvir.

O barro feio e disforme,
Se trabalhado na brasa,
Faz-se o sublime ornamento
Que nos enriquece a casa.

Na roseira, toda espinhos,
Um dia, desponta a flor...
O espinho lembra degrau
Da imensa escada do amor.

Na escuridão do subsolo,
Em anônimo grotão,
O tempo faz o diamante
Numa lasca de carvão.

A fonte corre cantando
Da nascente para o mar,
Serve e luta no percurso
Para ser pura ao chegar...

Humilhações? Não te importes
Com o que muita gente diz.
Árvore quando podada,
Mais força tem na raiz.

Calúnia que alguém te faça?
O lírio é paz e perfume,
Um prodígio de beleza
Que, às vezes, cresce no estrume.

Do que plantares na vida,
Seja no bem ou no mal,
Surgirão celeiros fartos
No fundo do teu quintal.

No que se refere a dor.
A verdade é apenas uma:
Quem se atira na revolta
Não melhora em causa alguma.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sessão de Passe e Irradiação



Como é a nossa Sessão de Passe e Irradiação?

Esse trabalho é dividido em duas partes:


Na primeira, os médiuns de terreiro (T) trabalham com seus caboclos, aplicando passes nos assistentes. Os médiuns de banco (B) são responsáveis pelo transporte da carga (energia negativa). Neste trabalho se aproximam espíritos necessitados de auxílio espiritual, que chegam ao banco através dos médiuns, para que seja feito o primeiro socorro espiritual, sendo eles conduzidos a uma falange de Espíritos Superiores que orientarão esses irmãos desencarnados nos bons caminhos da espiritualidade.

A segunda parte da sessão é destinada aos irmãos que não estão presentes no terreiro. É quando são realizadas as irradiações, ou passes à distância. O Caboclo Comandante da Sessão anuncia o tipo de irradiação que será feita. Para cada uma canta-se um ponto para Ogum. Faz-se uma irradiação também para a assistência presente, e a última irradiação é feita para os médiuns da Casa e para o grupo.

Atividades de Julho


Julho em nossa Escola Doutrinária, é o mês de irradiação de Iemanjá. Também neste mês comemoramos o dia de Nanã Buruquê, considerada a "Vovó" dos Orixás. Por isso, no dia 24/07, 4ª feira, faremos uma Louvação a Nanã Buruquê, com uma corrente especial para os idosos.

 

ATIVIDADES DE JULHO – 2013 

IRRADIAÇÃO – IEMANJÁ

Dia 03 (Quarta-feira) – 20h: Passe e Irradiação
Dia 06 (Sábado) – 16h: Desenvolvimento (Somente para os médiuns)
Dia 10 (Quarta-feira) – 20h: Consulta com Pretos Velhos
Dia 13 (Sábado) – 16h: Gira de Povo Cigano e Oriente
Dia 17 (Quarta-feira) – 20h: Consulta com Caboclos
Dia 21 (Domingo) – 15h: GIRA MENSAL
Dia 24 (Quarta-feira) – 20h: Louvação a Nanã Buruquê
Dia 27 (Sábado) – 16h: Povo Trabalhador (Consulta com Exu)
Dia 31 (Quarta-feira) – 20h: Mesa de Umbanda

Os portões serão abertos para o público sempre 30 minutos antes do início de cada Sessão ou Gira.

Informações:

Telefone: 3908-8185**

(**Caso não atenda, deixe recado na caixa postal com telefone para retorno)