Sejam Bem-vindos ao Blog da SEFA!

A Seara Espiritualista Falangeiros da Aruanda - SEFA - é uma Organização Religiosa de Umbanda, que traz como base doutrinária a Escola de Caboclo Mirim. Nosso objetivo é seguir os princípios fundamentais da Umbanda e seus ensinamentos na prática da caridade. Nossa Matriz fica no bairro de Piedade, e nossas filiais em Sampaio e Vila Isabel (Rio de Janeiro)

sábado, 24 de junho de 2017

1º Ano da Filial Vila Isabel


Quando o Caboclo Sete Estrelas nos deu a permissão de abrirmos Casas filiais, o objetivo era o de levar os trabalhos e ensinamentos da SEFA aos irmãos que moravam em áreas que não tinham acesso ao nosso terreiro.


Da mesma forma como foi feito quando o Caboclo Mirim começou a difundir os ensinamentos da sua Escola, com um único propósito: espalhar a caridade, como diz a sua própria curimba.


A primeira filial da SEFA foi aberta em agosto de 2014, no bairro de Sampaio. Foi uma experiência diferente para muitos irmãos, e o resultado foi bastante positivo. Em pouco tempo o terreiro já tinha um trabalho firme de atendimento à comunidade, através das sessões, giras e dos trabalhos sociais.


Dois anos depois, em 24 de junho de 2016, dia de Xangô, expandimos ainda mais nossos trabalhos, levando a doutrina da nossa Escola ao bairro de Vila Isabel, atendendo melhor os assistentes e médiuns que moram na região da Grande Tijuca, Centro e Zona Sul. 


O mais curioso é que Vila Isabel é um bairro vizinho a Sampaio. A distância entre os dois terreiros, de carro, é de apenas seis minutos. No entanto, o deslocamento entre os dois bairros por meio de transporte público parece ser bem mais complicado, apesar de ter uma via direta (o túnel Noel Rosa).


O comando ficou a cargo do CCT Paulo Henrique Brazão, migrando da filial de Sampaio. Anteriormente no local, um pequeno sobrado bem em frente à praça Barão de Drummond (ou Praça Sete, como alguns moradores conhecem), funcionava o Templo Espiritualista Umbandista Choupana de Oxossi, que transferiu-se para outro bairro.

     
A abertura da nova filial fez com irmãos de fé que não conheciam a SEFA tivessem acesso aos nossos trabalhos. Esse é o objetivo das filiais: semear os ensinamentos da nossa Casa, através da doutrina da Escola de Caboclo Mirim.


Hoje, do grupo que começou com dez médiuns, a filial já conta com vinte irmãos de fé em sua corrente, confirmando a solidificação de um trabalho esmerado com a dedicação, o amor e o carinho dos médiuns, sob as orientações do Morubixaba, e com as diretrizes do nosso Tupixaba - CCT Cristiano Queiroz.


Parabéns aos irmãos da SEFA Vila Isabel. Que seja o primeiro de muitos anos de caminhada.


Saravá o Caboclo Sete Estrelas!
Saravá o Caboclo Araribóia!

terça-feira, 13 de junho de 2017

Santo Antônio... de Lisboa, de Pádua ou de Pemba

Junho é o mês que marca o início dos folguedos e festas populares em todo o país. Nos festejos juninos (como são chamados), quadrilhas, barracas, brincadeiras e arraiais são montados para comemorar três santos populares da igreja católica: São Pedro, Santo Antônio e São João.

As festividades começam no dia 13 de Junho, quando se comemora o dia de Santo Antônio. Conhecido como “santo casamenteiro”, o santo é tábua de salvação de muitos solteirões que estão à procura do seu par perfeito.

Fernando de Bulhões, nasceu em Lisboa no ano de 1195. Mudou o seu nome para Antônio em 1220, quando ingressou para a Ordem Franciscana. Ele chegou a conhecer o próprio Francisco de Assis.
Antônio faleceu em 13 de junho de 1231, vítima de uma doença rara, na cidade de Pádua, Itália. Por isso em alguns lugares é conhecido como Santo Antônio de Lisboa, e em outros como Santo Antônio de Pádua.

A fama de casamenteiro vem de longe. Conta-se que certa vez, uma donzela portuguesa, desesperada por casar-se rogou à imagem de Santo Antônio por um noivo. Como seu pedido não foi atendido, a moça pegou a imagem do santo e atirou-a pela janela. A estátua do santo caiu sobre a cabeça de um cavalheiro que passava pela rua, e resolveu bater à porta da moça para devolver o objeto lançado. Ao abrir a porta a donzela e o cavalheiro trocaram olhares, se apaixonaram e se casaram, graças a Santo Antônio.

No Brasil, a devoção ao santo começou ainda nos tempos da colônia. Os escravos eram obrigados a erguer capelas dedicadas à Santo Antônio, e prestar devoção a ele. Surgia então um outro Santo Antônio – o de “pemba”, assim chamado porque os escravos utilizavam pembas para marcar o santo. Na Bahia, Santo Antônio é sincretizado com Ogum, e no Rio de Janeiro e nos outros estados, com a
imagem de Exu.

Mais uma vez afirmamos: EXU NÃO É O DIABO!!!
            
Antônio de Pádua era um grande estudioso, lecionou em várias universidades e foi considerado o primeiro doutor Franciscano da Igreja Católica. Apesar disso, vivia na humildade que a Ordem Franciscana pregava. Considerado por muitos como aquele que conhecia a ciência dos anjos, depois de canonizado pela Igreja, seus devotos passaram a reportar milagres cujas ligações eram dotadas de intensa sensibilidade humana, que Exu compreende muito bem. Daí vem a associação da imagem de Santo Antônio com a força de nossos amigos Exus. 




quinta-feira, 1 de junho de 2017

Atividades de Junho

O mês de Junho é um mês especial para a SEFA, pois comemoramos o primeiro aniversário de fundação da nossa filial de Vila Isabel.

Além disso haverá sessões especiais de Louvação a Santo Antônio (com a corrente com os Exus).

E para ajudar nosso terreiro, no dia 10 de Junho será realizado um evento beneficente:

KARAOKALDOS - Noite de Caldos e Karaokê
Dia 10 - Sábado - 18h na nossa Matriz em Piedade
Ingresso: 1kg de alimento não perecível e 1 pacote de biscoito ou leite em pó (para ajudar nas campanhas do NOS da SEFA)

Acompanhem as nossas atividades para o mês.

Informações: (21) 99266-3786 (Também pelo WhatsApp) ou em nossas páginas no Facebook.