Sejam Bem-vindos ao Blog da SEFA!

A Seara Espiritualista Falangeiros da Aruanda - SEFA - é uma Organização Religiosa de Umbanda, que traz como base doutrinária a Escola de Caboclo Mirim. Nosso objetivo é seguir os princípios fundamentais da Umbanda e seus ensinamentos na prática da caridade. Nossa Matriz fica no bairro de Piedade, e nossas filiais em Sampaio e Vila Isabel (Rio de Janeiro)

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Salve São Cosme e São Damião

Você sabe qual o santo que celebramos hoje? Não???
Pois hoje é dia de São Cosme e São Damião.


Não, esse blog não está adiantado. Pela tradição dos nossos irmãos católicos, o dia dos santos gêmeos é 26 de Setembro.

Ainda segundo o catolicismo, Cosme e Damião teriam vivido na Síria, por volta do século III. Estudaram e praticaram a Medicina, sem cobrar nada pelos seus trabalhos. Alguns relatos comprovariam que os gêmeos realizavam transplantes de órgãos e implantes de membros em amputados.

Suas curas foram vistas pelo imperador Diocleciano como ato de feitiçaria e bruxaria. Os gêmeos acabaram sendo decapitados. Após o martírio os dois seriam vistos em materializações, operando crianças. Por isso que Cosme e Damião são considerados padroeiros dos farmacêuticos, médicos (em especial os cirurgiões) e protetores das crianças.

Umbanda - Apesar do dia de São Cosme e São Damião ser oficialmente comemorado pelos católicos no dia 26, a festa em louvação aos santos gêmeos ganha mais força no dia 27, por causa das tradicionais distribuições de doces, realizadas pelos nossos irmãos umbandistas.


Ninguém sabe ao certo onde, nem como teria surgido essa tradição de dar doces para as crianças no dia de Cosme e Damião. Mas esse gesto de muitos devotos já se tornou parte da cultura de muitas regiões onde a prática é adotada. Isso prova a importância da Umbanda, não somente no aspecto religioso, mas também na formação da identidade cultural do nosso povo.


Outra curiosa diferença entre os cultos a Cosme e Damião na Umbanda e no Catolicismo é em relação à imagem dos santos. Enquanto nas igrejas católicas as imagens têm apenas os dois santos, nos terreiros umbandistas é comum se ver entre os gêmeos a presença de uma criança vestida como eles - trata-se de Doúm, que representa as crianças nascidas até os sete anos de idade.

O termo “Ibejadas” vem de Ibejis, variação do termo yorubá “Igbeji” que quer dizer gêmeos. Por isso a ligação pelo sincrestismo a São Cosme e São Damião.

 
A SEFA realizará a Festa das Ibejadas amanhã, dia 27 de Setembro, a partir das 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário