Não é de hoje que o número de jovens vem crescendo no meio umbandista, seja na assistência ou no corpo mediúnico. A própria SEFA, desde a sua fundação, tem se destacado por ser um grupo formado pela maioria jovem, tendo um dirigente igualmente jovem.
A atuação da juventude umbandista tem ganhado uma força cada vez mais expressiva. Tanto que em 2013, a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou a lei que incluía no calendário oficial da cidade o Dia do Jovem Umbandista, sendo a data de 05 de Junho escolhida para a comemoração. A lei é de autoria do Vereador Átila
Alexandre Nunes, que disse que o dia não foi escolhido aleatoriamente.
“Nessa mesma data comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. E o jovem umbandista de hoje apresenta, igualmente, essa mesma preocupação com a natureza, que é o sítio energético dos nossos Orixás.”, explica Átila Alexandre.
Eu comecei na Umbanda muito jovem, aos 19 anos e a religião me ajudou muito a responder questionamentos e conflitos comuns a qualquer jovem que dessa idade.
Dentre os diversos momentos marcantes que passei na Umbanda, me recordo das palavras de uma Comandante, no dia da minha consagração de 7º grau - CCT. Ao final da gira, ela me deu um abraço forte e me disse: “Ainda bem que estamos recebendo comandantes jovens. A Umbanda precisa de vocês. Porque muita gente pensa que Umbanda é coisa de velho.”
De fato a Umbanda parece ter passado um tempo adormecida, ou esquecida pelo público jovem. Muitos perderam suas referências ao terem os seus dirigentes, os primeiros fundadores de casas umbandistas e defensores da religião, desencarnados. Nessa mesma época o movimento neopetencostal crescia numa força avassaladora, arrebanhando justamente essas “ovelhas perdidas”.
Porém, na última década acompanhamos uma virada nesse quadro, com a reaproximação de jovens. Alguns chegam aos terreiros por curiosidade, outros em busca de respostas para seus questionamentos.
Mas não creio que isso seja obra do “acaso”. Acredito que esses jovens estão sendo convocados pela Espiritualidade para receberem o legado que os nossos irmãos mais velhos estão nos deixando.
E como é esse perfil do novo jovem umbandista?
Em geral, é um médium em busca de conhecimento, antenado pelas pesquisas que fazem pela internet, e compartilhando informações e experiências pelas redes sociais. Em tempos de um mundo cada vez mais globalizado o novo jovem médium umbandista tem sido uma ferramenta fundamental para adquirir e levar conhecimento a todos os cantos do planeta.
É a espiritualidade acompanhando a velocidade da tecnologia, mantendo sempre a raiz da Umbanda Sagrada de Pai Oxalá.
Feliz Dia do Jovem Umbandista!
CCT Cristiano Queiroz
Tupixaba da Seara Espiritualista Falangeiros da Aruanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário