A irradiação pela vibração de Oxossi, que no Rio de Janeiro encontra relação com São Sebastião através do Sincretismo, faz de janeiro um mês especial, já que, no dia 20, este Santo tão popular é sempre lembrado com muita comemoração. Nesta data, feriado Municipal em homenagem ao Padroeiro da cidade, seus devotos realizam procissões e missas, enquanto que, na Umbanda, toda energia é voltada para o Orixá das matas, Oxossi, cultuado com muita fé e devoção. Mas por que a relação entre o Santo católico e Oxossi, orixá de Umbanda?
São Sebastião, nascido na Itália por volta do Século III d.C., quando o Cristianismo era ainda proibido, tornou-se um soldado romano e engajou-se ao propósito da fé. Cristão ativo, conseguiu converter, secretamente, muitos pagãos, soldados e até prisioneiros. Após ser denunciado, foi punido pelo Imperador Diocleciano, sendo então condenado à morte. Amarrado em um tronco, foi flechado pela guarda Pretoriana, mas resistiu milagrosamente e foi socorrido por uma viúva chamada Irene, que retirou as flechas do seu corpo e tratou os seus ferimentos. Já curado, procurou novamente o Imperador. Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a sua morte, que ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.
Hoje, São Sebastião é lembrado pela sua humildade, coragem e determinação e considerado protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra.
Caçador - O Orixá arquetipicamente ligado a essas características é Oxossi, tendo em sua energia e simbolismo referências ligadas à força, à coragem e à capacidade de embrenhar-se nas florestas a fim de garantir seu sustento, como caçador, rei das matas.
A Oxossi também é atribuída a energia das folhas medicinais e ervas usadas nos rituais de Umbanda. Oxossi também é a vibração regente da falange dos Caboclos e Caboclas. Portanto, neste mês de Janeiro, sob a Irradiação de Oxossi e a comemoração a São Sebastião, vamos buscar essa magnitude, esse exemplo de convicção para interagirmos com as forças que regem a fé destemida e a pureza da natureza, das matas e ervas, e da coragem de um verdadeiro desbravador.
A SEFA realizará a sua festa de louvação a Oxossi no sábado, dia 21, com uma Gira de Caboclos e Boiadeiros, recebendo as boas vibrações de Oxossi, e também do padroeiro da cidade do Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário