Sejam Bem-vindos ao Blog da SEFA!

A Seara Espiritualista Falangeiros da Aruanda - SEFA - é uma Organização Religiosa de Umbanda, que traz como base doutrinária a Escola de Caboclo Mirim. Nosso objetivo é seguir os princípios fundamentais da Umbanda e seus ensinamentos na prática da caridade. Nossa Matriz fica no bairro de Piedade, e nossas filiais em Sampaio e Vila Isabel (Rio de Janeiro)

domingo, 27 de setembro de 2015

Salve Cosme, Damião... e Doum!


Hoje na Umbanda comemora-se o dia de São Cosme e São Damião, que são representados pela falange dos Ibejis, a linha das chamadas Ibejadas.
Segundo a história dos nossos irmãos católicos, Cosme e Damião teriam vivido na Síria, por volta do século III. Estudaram e praticaram a Medicina, sem cobrar nada pelos seus trabalhos. Alguns relatos comprovariam que os gêmeos realizavam transplantes de órgãos e implantes de membros em amputados.
Suas curas foram vistas pelo imperador Diocleciano como ato de feitiçaria e bruxaria. Os gêmeos acabaram sendo decapitados. Após o martírio os dois seriam vistos em materializações, operando crianças.
Por isso que Cosme e Damião são considerados padroeiros dos farmacêuticos, médicos (em especial os cirurgiões) e protetores das crianças.

Umbanda - Apesar do dia de São Cosme e São Damião ser oficialmente comemorado pelos católicos no dia 26, a festa em louvação aos santos gêmeos ganha mais força no dia 27, por causa das tradicionais distribuições de doces, realizadas pelos nossos irmãos umbandistas, principalmente na região centro-sul do Brasil (em outras regiões os irmãos de fé distribuem o caruru, comida típica africana).
Ninguém sabe ao certo onde, nem como teria surgido essa tradição de dar doces para as crianças no dia de Cosme e Damião. Mas esse gesto de muitos devotos já se tornou parte da cultura de muitas regiões onde a prática é adotada. Isso prova a importância da Umbanda, não somente no aspecto religioso, mas também na formação da identidade cultural do nosso povo.
Outra curiosa diferença entre os cultos a Cosme e Damião na Umbanda e no Catolicismo é em relação à imagem dos santos. Enquanto nas igrejas católicas as imagens têm apenas os dois santos, nos terreiros umbandistas é comum se ver entre os gêmeos a presença de uma criança vestida como eles - trata-se de Doúm, que representa as crianças nascidas até os sete anos de idade.
O termo “Ibejadas” vem de Ibejis, variação do termo yorubá “Igbeji” que quer dizer gêmeos. Por isso a ligação pelo sincrestismo a São Cosme e São Damião.

SALVE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO!
SALVE AS IBEJADAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário