Sejam Bem-vindos ao Blog da SEFA!

A Seara Espiritualista Falangeiros da Aruanda - SEFA - é uma Organização Religiosa de Umbanda, que traz como base doutrinária a Escola de Caboclo Mirim. Nosso objetivo é seguir os princípios fundamentais da Umbanda e seus ensinamentos na prática da caridade. Nossa Matriz fica no bairro de Piedade, e nossas filiais em Sampaio e Vila Isabel (Rio de Janeiro)

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Doces de Cosme e Damião: a força de uma tradição

Foto: Paulo Jacob/Jornal Extra

Quando se fala no mês de setembro os olhos de muitos filhos de umbanda parecem brilhar de alegria, principalmente as crianças. E não é para menos. Neste mês comemora-se o dia de São Cosme e São Damião, que na Umbanda são representados pela falange dos Ibejis, a linha das chamadas Ibejadas.

Umbanda - Apesar do dia de São Cosme e São Damião ser oficialmente comemorado pelos católicos no dia 26, a festa em louvação aos santos gêmeos ganha mais força no dia 27, por causa das tradicionais distribuições de doces, realizadas pelos nossos irmãos umbandistas.

Ninguém sabe ao certo onde, nem como teria surgido essa tradição de dar doces para as crianças no dia de Cosme e Damião. Mas esse gesto de muitos devotos já se tornou parte da cultura de muitas regiões onde a prática é adotada.

Distribuição de doces na SEFA Sampaio - Arquivo 2014

“Isso prova a importância da Umbanda, não somente no aspecto religioso, mas também na formação da identidade cultural do nosso povo.”, afirma o Tupixaba da SEFA – CCT Cristiano Queiroz.

Em outras partes do país, principalmente no nordeste, há também distribuição de caruru, comida típica, que na prática do candomblé é oferecida aos erês (termo Iorubá que quer dizer crianças).

O termo “Ibejadas” vem de Ibejis, variação do termo yorubá “Igbeji” que quer dizer gêmeos. Por isso a ligação pelo sincretismo a São Cosme e São Damião. Há também outros dois santos gêmeos que também são ligados aos Ibejis – São Crispim e São Crispiniano – cujas celebrações são feitas no mês que vem. Outra particularidade da Umbanda é que nos terreiros a imagem de Cosme e Damião ganha um “irmãozinho”. É Doúm, uma variação do termo yorubá “Idowu” que se refere às crianças de até sete anos de idade.


Infelizmente, a intolerância pregada por muitos seguimentos neopentecostais e também parte da própria Igreja Católica contra a distribuição dos doces de Cosme e Damião, associando a brincadeira das crianças com adoração a demônios, vem acabando com esta manifestação religiosa e cultural.

A SEFA realizará a Festa das Ibejadas no dia 24 de Setembro, sábado, a partir das 15 horas, na nossa Matriz em Piedade.
Rua Manuel Vitorino 420 - Piedade, RJ.


Já no dia 27, terça-feira, será realizada a Festa das Ibejadas da filial de Vila Isabel, a partir das 20h.
Rua Luís Barbosa 58 sobrado - Vila Isabel, RJ


E na SEFA Sampaio a festa das crianças será no sábado seguinte, dia 1º de Outubro, durante a Gira Mensal da filial, a partir das 15h.
Rua Paim Pamplona 240 - Sampaio, RJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário