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A Seara Espiritualista Falangeiros da Aruanda - SEFA - é uma Organização Religiosa de Umbanda, que traz como base doutrinária a Escola de Caboclo Mirim. Nosso objetivo é seguir os princípios fundamentais da Umbanda e seus ensinamentos na prática da caridade. Nossa Matriz fica no bairro de Piedade, e nossas filiais em Sampaio e Vila Isabel (Rio de Janeiro)

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Umbanda: Patrimônio Cultural do Rio

Hoje foi publicado na coluna do Ancelmo Gois, em O GLOBO:

Foto: Cléber Júnior / Jornal Extra

O prefeito Eduardo Paes publicou, hoje, decreto que declara a Umbanda como patrimônio cultural de natureza imaterial do Rio. O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade fará o cadastro dos terreiros. O primeiro já cadastrado é a Tenda Espírita Vovó Maria Conga de Aruanda, no Estácio.

História de luta contra a perseguição e a Intolerância

Desde a sua fundação, no início do século passado, a Umbanda enfrentou uma série de preconceitos vindos da sociedade, de outras religiões e até do próprio Estado.

Com Getúlio Vargas no poder, Umbanda sofre perseguição do Estado
Uma lei datada de 1934 colocou a Umbanda nos grupos sob a jurisdição do Departamento de Tóxicos e Mistificações da Polícia do Rio de Janeiro, na seção especial de Costumes e Diversões, que lidava com problemas relacionados com álcool, drogas, jogo ilegal e prostituição. Praticar a Umbanda era então uma atividade marginal (perdurou com tal classificação até a reorganização do Departamento de Polícia do Rio, em 1964).

Registrados ou não, os umbandistas e demais praticantes de cultos afro-brasileiros ficavam expostos à severa perseguição policial do Rio. Não era difícil ver a polícia invadir e fechar terreiros, confiscando objetos rituais, e muitas vezes prendendo os participantes.

Muitos terreiros na época foram registrados com a denominação de "Centro Espírita" como forma de proteção às próprias casas, já que o Kardecismo era mais praticado pela classe média alta e era livre de perseguição.

A memorável Gira no Maracanãzinho

Mas o movimento umbandista foi ganhando força na metade do século passado, principalmente com a criação das entidades federativas como a União Espiritista de Umbanda do Brasil (UEUB), o Primado de Umbanda e a Confederação Espírita Umbandista do Brasil (CEUB), dentre outras.
Ainda assim, por mais que a Umbanda fosse reconhecida como religião e tivesse cada vez mais adeptos, muitas pessoas, até por falta de conhecimento, mistificavam a Umbanda e jogavam à condição de marginalidade.

Uma das maiores perseguições sofridas pela religião acontece a partir dos anos 80, com a ascensão da Igreja Universal do Reino de Deus e outras igrejas denominadas neopetencostais.


Culto da IURD, onde entidades de Umbanda são chamadas de "demônios"

Com a popularização das mídias sociais ficou mais fácil explicar os trabalhos de Umbanda e desmistificar muitos assuntos acerca da nossa religião. Isso abriu os olhos da sociedade para a questão da intolerância religiosa, que vem sendo combatida or diversos grupos da nossa sociedade, independentemente de ligações políticas ou partidárias. O que se pretende assegurar é que vivemos em um Estado Laico, onde toda forma de culto deve ser respeitada, e todas as religiões devem conviver em paz.

Terreiro invadido e depredado por fanáticos religiosos, na Zona Sul do Rio de Janeiro

Agora, com o decreto que reconhece a religião como um patrimônio do Rio, cabe a nós, como umbandistas e também como cidadãos, zelarmos para que esse decreto seja cumprido não só agora, mas em todos os outros governos sucessores.

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