Sejam Bem-vindos ao Blog da SEFA!

A Seara Espiritualista Falangeiros da Aruanda - SEFA - é uma Organização Religiosa de Umbanda, que traz como base doutrinária a Escola de Caboclo Mirim. Nosso objetivo é seguir os princípios fundamentais da Umbanda e seus ensinamentos na prática da caridade. Nossa Matriz fica no bairro de Piedade, e nossas filiais em Sampaio e Vila Isabel (Rio de Janeiro)

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Vida após a morte


Um dos maiores mistérios que envolvem a fé humana vem à tona no início do mês de novembro, com o Dia de Finados (02/11): existe vida após a morte?

Milhões de pessoas Brasil e mundo afora se lembram de seus mortos nesta data; limpam e arrumam os túmulos de entes queridos, levam flores a cemitérios, fazem preces em nome dos que partiram. Em nosso país, é um dia naturalmente triste, no qual muitos choram ou se recolhem tocados pela saudade. Em algumas culturas, como a mexicana, é um dia de celebração, no qual uma festa é oferecida para os antepassados que se foram.

Mas em qualquer lugar, a indagação e a esperança é a mesma: um dia iremos reencontrar essas pessoas? Elas estão entre nós, mesmo que apenas em espírito?

A Umbanda acredita e tem indícios claros de que sim. As religiões ditas espiritualistas em geral, que creem que nós somos parte matéria e parte espírito, têm essa convicção. Existem registros da época do Egito Antigo que já relatavam a jornada para o Além e, por esse motivo, a cultura da mumificação foi tão difundida nessa sociedade: acreditava-se que era necessário manter o corpo conservado para garantir a sobrevida daquele que partiu.


Todas as religiões cristãs acreditam que a vida não acaba no túmulo, embora a reencarnação seja rejeitada por muitas delas. A Umbanda, como religião mediúnica, não só crê na eternidade do espírito e em vidas passadas e futuras como também no trabalho constante com esses que se foram e hoje estão em estágios mais evoluídos do que nós, que estamos encarnados na Terra. Temos a certeza de que nosso corpo é uma morada passageira para o nosso espírito e que, como tal, deve ser respeitado e bem cuidado para nossa evolução. E após o desencarne, ou seja, a morte do corpo, nos encontraremos novamente na Pátria Espiritual, que é a nossa verdadeira morada. Portanto, o Dia de Finados é uma data respeitada na Umbanda, em especial pela atmosfera de consternação em que o mundo se encontra, porém não é para ser um dia triste. Lembremos com carinho daqueles que se foram e tenhamos a certeza de que ainda nos encontraremos com eles em outro plano.

Nesse feriado de finados, faremos uma corrente de preces para os desencarnados em nossa sessão de Passe e Irradiação com os Pretos Velhos na Matriz. Por ser feriado, a sessão começa mais cedo: às 18h.

Confira o nosso calendário de Novembro e programe-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário